I Jornadas das Bibliotecas de Mirandela
Gerir a mudança para garantir o sucesso: novos
formatos e ambientes de leitura e aprendizagem
| 17 e 18 de maio de 2013
The need to motivate students to read is a cross-curricular imperative and a prerequisite for the development of different skills of analysis, synthesis and processing of the material read.
The use of texts that are appropriate to the age of the students, in conjunction with the use of digital tools makes it possible for students to make texts their own, to transform and present the text in different ways, to build parallel texts or create graphical representations of the texts. This will be the path for a more motivating and full reading experience. This type of activity also allows the foreign language teacher to watch vocabulary development, the evolution in terms of pronunciation and the improvement of students'communication skills.
Through some examples already tested with students I intend to show how one can transform the Extensive Reading Activity or any other reading activity into a stimulating challenge.
A necessidade de motivar os
alunos para a leitura é transversal ao currículo e uma condição impreterível
para o desenvolvimento de capacidades de análise, de síntese e de transformação
do material lido.
A utilização de textos
apropriados à faixa etária dos alunos, em conjunção com ferramentas digitais
variadas e que permitem a apropriação, transformação e apresentação do texto, a
construção de textos paralelos ou a representação gráfica do material
trabalhado poderá constituir-se como um percurso motivador rumo a uma
experiência de leitura mais motivadora e plena. Este tipo de atividades permite
ao professor de línguas estrangeiras assistir ao desenvolvimento da área
vocabular, a uma evolução ao nível da pronúncia e a um melhoramento da
capacidade de comunicação dos alunos.
Através de alguns exemplos já
testados com alunos pretendo mostrar como se pode transformar a Extensive
Reading ou qualquer outra Reading Activity numa atividade estimulante e
desafiadora.
No comments:
Post a Comment